domingo, 9 de setembro de 2012

A igreja





___________________________________________________________________________

____________________________

Transcrição de um blog de 2006 (parcial)

         Esta imagem foi obtida numa manhã da última primavera, a partir do local conhecido como Vale dos Coelhos. O casario em fundo é obviamente o Vale da Vinha, destacando-se, pelo seu volume, a nova igreja, ou igreja reconstruída. Esta última designação é praticamente inútil, pois do incêndio não restaram senão quatro paredes daquilo que, na realidade era apenas uma tosca adaptação do que fora em tempos o Centro de Convívio da localidade.
.../...
         Essas quatro paredes das que renasceu uma nova igreja pertenciam a um edifício mandado construir, há várias décadas, pela família de D. Márcia Rebello, e doada à população de Vale da Vinha, na altura maioritariamente ao serviço dessa abastada casa agrícola, para ser utilizada como centro de convívio.
         Assim foi. E desse percurso, com altos e baixos, não trata este resumo. A vida associativa da localidade, como qualquer entidade viva e dinâmica, também teve os seus sobressaltos. A História é, também, feita de agitação, mais até que de tranquilos descansos. Por isso, com maior agrado de uns e menor de outros – nem poderia nunca ser de outra forma – essa vida comunitária segue o seu rumo, agora em novas instalações, que são testemunho sólido dessa mesma evolução.
         A sede da Associação mudou, pois, a certa altura, de lugar. A antiga Sede – o edifício foi assim designado durante muito tempo – já vinha servindo, alternadamente como local de convívio e de culto religioso. Como para esta última função não havia nenhum local habilitado, pelo menos no interior da povoação, o sítio foi definitivamente consagrado àquilo que hoje, com diferente aspecto, continua a ser.
.../...